11.18.2005

Chegado de Valhalla...



Chegado de Copenhaga, onde contrai, uma gripe, ou se não daí, talvez de uma rameira viciosa com quem me cruzei, "either way", aqui fica o principal foco de interesse desta minha curta estada em København, a Gliptoteca Ny Carlsberg, exacto, o da brewsky!

Depois de uma noite debatendo-me com os demónios gripais, lá ganho coragem para deambular pela cidade, e então, munido de um copo de café a ferver como única arma para enfrentar o monstro de 4 graus célsius, lá vou à Ny Carlsberg Glyptotek.

Nem de propósito, neste curto período em que me encontro em Copenhaga, está patente uma colecção de peças do período Amarna (Egipto), que por acaso é dos aspectos que mais me atrai na historia social e artística egípcia, por razões que poderei explanar noutra altura. Como tal fiquei encantado e com o dia ganho. Por outro lado, devido a obras, parte do museu está interdito obrigando a direcção à solução chamada "Gliptoteca compacta" exibindo as peças de maior relevo. Seja como for, fica aqui a impressão extremamente positiva de um museu excelente, com um espólio espectacular, do qual destaco a ala impressionista bem dotada de Manets, Gauguins e Rodins, para além das esculturas clássicas e pré-clássicas, Francesas e Dinamarquesas, aliás, a base do espólio dos Jacobsen (patronos) e razão do nome Gliptoteca (Colecção de Escultura).
Edifício espectacular, pessoal de simpatia extrema, muito agradável, a ver! ... Ni!

3 comentários:

kiko disse...

Não conhecia! Lá irei navegar, mas parece-me muito interessante! Abraço e melhoras! Sei de um sítio que cura constipações, através dos chamados traçadinhos... se calhar é de experimentar! :d Abraço

Sukie disse...

Ora aqui está mais um serviço cultural ;) Copenhaga deve ser uma cidade fantástica!

noasfalto disse...

Hummmm CARLSBERG...
Promete.

Abraço