2.05.2006

Placa giratória

O brasileiro radicado na Suiça senta-se ao meu lado: - Pô, aqui sozínhus... fodê, melhó bebê juntos..." o silêncio do meu sorriso admite aquilo, tal como o olhar lânguido do barman do hotel ao polir um copo, silêncio só quebrado pelo martelar de uma sinatrada ao piano.
Mas logo a matraca baiana dispara temas como trabalho, surf, batucada, "pô" praqui, pô, fodê pra lá, as frases atingem-me como um martelo pneumático no asfalto da minha alma já amaciada pelo fluir de "finos" sem conta, tão sem conta que nem o barman sabe já em quantos vai, talvez por isso só me ter cobrado dois, e depois sou eu que estou bêbado. Bah, acho que na realidade ele curtiu-me, do género, "caralho, este gajo bebe, e diz umas merdas"... agora, que merdas, não me lembro. Os minutos seguem-se ao ritmo do swing e das jolas, até que num repique, a bateria baiana, sem nunca perder o compasso, penetra nos meandros da identidade, da pertença, das raízes, e aí desperto, e reparo pela primeira vez neste indio de tez escura, de olhar despreocupado, mesmo quando refere as coisas deveras introspectivas, neste viajante, que apesar da distancia cultural e vivencial, desenhou a ponte que liga todos os seres vivos... lutar por uma existência que se resume a conquistarmos um espaço onde somo desejados, queridos, não julgados e amparados, o espaço a que possamos chamar lar.
O músico arruma o estaminé, o brasileiro não pára, volta ao "surfi", ao samba. Nesta placa giratória de gentes espero o momento de ser catapultado para mais um destino, mais um fado.
Mando vir mais uma cerveja... a segunda, pelos vistos.

Ni!

5 comentários:

Miguel de Terceleiros disse...

Só dois finos?
Estás a perder o ritmo!

Cavaleiro que diz Ni. disse...

Pandora: Não, acredita que cagava pró brasileiro. :) Mas se assim fosse, este post não existiria.

Hugo Brito disse...

Eu é a mesma cenografia, só que em vez de finos é binho escocês, em vez de barman é o Zé, em vez de brasileiro é português, de Sinatra em piano passo para Carreira em rádio de pilhas.

"...um espaço onde somos desejados, queridos, não julgados e amaparados, o espaço a que possamos chamar" beliche da prisão.

(P.S. - Logo está combinado ;)

noasfalto disse...

Melhor seria partir para o bagaço...

kiko disse...

E a tipa de vermelho a cantar em cima do piano, não apareceu!? Abraço