5.27.2011

tags, etiquetas e outras miudezas



Rendámo-nos às tags. Estas etiquetazinhas são a base da confortável sociedade-de-consumo-imediato que nos rodeia.

Ora indicando preços da meia calça, ora informando da qualidade de um qualquer produto, ora direccionando-nos para o mundo virtual.

Aqui, neste quioske mal amanhado, também as tags têm servido para um qualquer incauto cair da teia de palavreado que a envolve.

Vejamos algumas das tags que têm servido para trazer cá gente que, claro, logo desaparece no complexo mundo de informação da rede:

"como ser furtivo" - 2 visitas

"o que é ser furtivo" - 2 visitas (não sei bem o significado)

"troika cavalos" - 2 visitas (cavalgaduras, antes)

"cafe flatulencia" - 1 visita (causa, causa)

"boca de labagem"" - 1 visita (sou eu)
"cafe causa flatulencia" - 1 visita (pois causa)

"café flatulencia" - 1 visita (já disse que sim)

"compra e venda de burro mirandês" - 1 visita (vendo principalmente)

"meia branca" - 1 visita (uso! de ginástica quando ponho a minha gravata amarela)

"meia branca juri" - 1 visita (quê!?)

"teu rastro de sangue na neve" - 1 visita (what!?)

E por aí fora... Quem passa os olhos, logo vê que aqui se fala só da flatulência, da compra de burros e da meia branca.


Que belo quioske temos nós por aqui... eloquente!

5.24.2011

a esquizofrenia e as organizações

Há uma certa esquizofrenia nas instituições portuguesas.
Ora motivados pela deriva estratégica, ora pela incapacidade organizativa, ora ainda pela dificuldade em delegar, empreender, inovar ou, simplesmente, simplificar a mensagem.
Incapaz de se centrar nas funções nucleares que deve empreender e que lhe dá significado, logo deriva numa bipolaridade entre o que quer fazer mas não tem capacidade vs o que deve fazer mas não sabe como.
A ideia parece abstracta, mas se reparamos, por exemplo, no mar de páginas institucionais, de perfis de facebook e de twitters actualizados à semana e que se apresentam como a face de um designer mas não o objecto de um cliente logo se concretiza a esquizofrenia das organizações.
A máxima organizativa "keep it simple" parece estar alheada da decisão e o foco no cliente parece ter sido enviado para segundo plano numa sede egocêntrica que vê o resultado não como evidência de um processo contínuo e moldável, mas como um objecto intangível e imensurável.
Sem resultado e sem aferição do processo que lhe deu corpo, nada será medido, nada será apurado, nada se poderá optimizar, melhorar, avaliar e valorizar.
Claro que os bons exemplos serão sempre bons, mas será que os medianos e os medíocres não se afundarão ainda mais num mar de informação em que quem não se destaca morre? Será que os decisores não se apercebem que contribuem para o próprio fim, quando se afastam da simplicidade organizativa e do foco no cliente?
Talvez o saibam ou talvez nem sequer façam ideia do que se escreve por aqui. De toda a forma a sua bipolaridade impedirá sempre o esclarecimento que se impõe quando se tem em mãos a responsabilidade da decisão.

5.09.2011

socretinices

mais uma vez Sócrates cilindra um Portas pouco blindado...

comparo-o ao Pinto da Costa. Se um é o papa bujardas (nos dois sentidos pelo que parece), em empate técnico com João Jardim, Sócrates é o papa debates, mesmo sem teleponto fulmina o parceiro....

Quer se goste, quer não, o homem nasceu para malhar (que é feito do saudoso Santos Silva) na oposição...

5.05.2011

troika = trenó puxado por cavalos

Depois do golpe de teatro sobre o que não irá acontecer, cá lançam o memorando de entendimento, bem mais motivador do que a fraca comunicação ao país, como que a arrebanhar votos.
Especial enfoque para as medidas a implementar sobre o emprego (quem lê o memorando e não sabe de onde vem, ficará abananado com as medidas de protecção aos trabalhadores independentes), a formação profissional, a racionalização da AP e a regulamentação profissional.


No geral, parece-me bem, aliás, muito bem no que respeita ao fim das cédulas profissionais de grupos como operadores turísticos e afins que de (desin)formação têm muito...


Parece-me ainda bem as medidas de análise de associações e institutos públicos com vista ao fim da ampla matéria gorda...
e as medidas de contenção de cargos públicos

e as medidas de ajuste na administração local (racionalização de municípios e freguesias)

e as medidas de apoio à reconstrução imobiliária

e as medidas de contenção em gastos adicionais de custos de representação

e as medidas de racionalização dos departamentos de finanças
e as medidas de reforço dos corpos de auditores e fiscais


Em vez do que NÃO vai ser feito, podia ter sido feita uma declaração ao país sobre o que vai ser feito, seria bem mais construtivo e... vá lá, nem todos são meninos de coro que precisam de ser sossegados por mais um dia...

5.03.2011

eu comment

Há milhões de insanos que festejam a morte de alguém. Esses mesmo ficam indignados quando vêem um pedaço de pano ser queimado em público...

Quem é o terrorista afinal!?

O marado farfalhudo soviético dizia que "uma morte singular era uma tragédia, um milhão, uma estatística", afinal tinha a sua razão, é que morre um gajo, há festa, morrem 22 mil crianças por dia, é uma estatística.

É cada bronco!

Relatório 2010 sobre mortalidade pelo link: Levels & Trends on Child Mortality

5.02.2011

non finito

Há uns tempos, tentei, sem efeito, fazer uma revisão sobre o renascimento, no que se refere ao ressurgimento clássico e aos princípios formais do renascimento.

Hoje, o homem de vitrúvio relembrou-me a lição... não tanto pelos apontamentos, mas pelo espírito contemporâneo que um revivalismo potenciou, talvez não por si só, mas pelos homens que o fizeram, indo muito além dos cânones e do academismo que ele representa.

Com Bounarroti e a ideia a que deu forma, revoluciou-se o conceito do afloramento original e da intenção criadora travada pelo espírito da matéria.

A partir daí a forma extravasou a ideia, o artista libertou-se dos ferrolhos apertados da fórmula clássica (arte=ideia+forma), transformando-se na entidade salvadora do espírito que a matéria aprisiona.

Com a sério "os prisioneiros" libertou-se a forma da ideia, deixando ao artista a vã glória de decapar o que o espírito original retém. Do artista, nasceu o artesão que arranca à pedra a alma encarcerada.

E assim se fez arte. Pena que alguns não a vejam como ela é... a esses, chamo-lhes artistas, aos outros, anarcas libertadores da matéria.