6.27.2005

Douro acima...até à Rede!

Com historial de peso mas ainda muito pouco estudado, o Solar da Rede, cheio de glamour e transpirando história, apresenta-se, para mim, como um espaço memorável e a rever quanto antes...




A entrada, sumptuosa e definidora de um espaço nobilitado, recebe os transeuntes que, esclarecidos quando às belezas do Douro, apenas o conhecerão na sua plenitude com a permanência em tal local...


Longe da civilização, respirámos o ar perfumado pelos pólenes que pairam, por esta altura, por todo o lado.... Da varanda, a populaça está longe, a mente vagueia pelos vinhedos... respira-se e sente-se o outrora chamado de país do Douro!



O bem estar burguês toma conta de nós... o chilrear dos pássaros e o sussurro das árvores enchem os ouvidos de paz... não fosse uma vara de americanos a berrar a plenos pulmões ao verem uma piscina... um raio de um tanque mínimo, apenas para humedecer as plantas! Porém, tudo é suportável com o vislumbre do Douro ali em baixo! Ao longe, dois cotas com muito bom gosto tentam relaxar por entre os Yeah men... this is cool dos bifes transatlânticos!


Do quarto, afastado do Solar, como se quer, apenas as vespas servem de companhia.... Já agora, ficas a saber que estava um bicho enorme junto da janela quando chegámos... com asas e tudo!!! Foi exterminado sem pudores... era isso ou a fuga apressada do cafofo!!! Escolhi a primeira!



Deslumbrante, o rio sem fim desvanece por entre um sfumatto mais pictórico que real... Por vezes penso que o Douro não é real, antes uma composição à primitivo português, que tudo deixa transparecer até ao mais ínfimo pormenor, sem esquecer a perspectiva a esfumar-se com as distâncias, ao bom gosto renascentista de Leonardo!


A saudade de uma visão inebriante de verdes e azuis, deixa a melancolia de lá voltar em breve... Foi a Rede, poderia ser outro qualquer lugar do Alto Douro Vinhateiro!

4 comentários:

Miguel de Terceleiros disse...

Já estou invejoso! Só passei por lá nunca entrei e deve ser fenomenal!!!

kiko disse...

Tercelóide: Belíssimo!

Gaja Boa: Eu sei! :D:D

armando s. sousa disse...

Tenho praticamente as mesmas fotografias. Gosto muito deste solar, já lá fiquei algumas vezes.
Um abraço.

kiko disse...

Armando: Sim acredito, o tema do Solar é o rio e a vinha e como tal são os temas preferidos de fotografia! Abraço