7.19.2005

"O teu rasto de sangue na neve" revisitado

Após uma longa ausência por motivos de alegria maior, cá estou de novo, para mais uma posta em bom português!
Ontem à noite, refastelado por entre uma luminosidade que oscilava entre o laranja decorativo e o ocre incandescente, entrei pelo mundo da cinematografia europeia e assisti ao milagre da vida, ou antes ao "A Vida é um Milagre" de Emir Kusturica.
Com sentido humanista, relata a efervescência dos Balcãs, na Bósnia de 1992, visto pelos olhos de Luka, um engenheiro ferroviário sérvio e sua comandita.
Onde outrora Muçulmanos e Sérvios conviviam pacificamente, estala a guerra e com ela, libertam-se os ódios...
Porém, nem tudo são espinhos, por meios transviados [ao meu gosto], o amor nasce por entre os escombros, ainda que pertencendo a barricadas opostas.
Chamou-me a atenção a cena em que Sabaha - Muçulmana - é atingida e Luka - Sérvio - arrasta-a pela neve à procura de ajuda...
O seu rasto de sangue mantém-se durante toda a cena, como se Kusturica, lendo "O teu rasto de sangue na neve" [conto de G. G. Márquez em Doze Contos Peregrinos] quisesse recriá-lo no cinema, apesar de o inverter no take final [de forma magistral para quem conhece o conto, mas de forma previsível para todos os outros], não fora o objectivo da película servir de plataforma de entendimento entre as facções beligerantes, demonstrando que a convivência é pacífica quando impera o Amor.
Quanto a mim um filme a não perder, pela música, pela fotografia, pelo humor brejeiro balcânico e pela genialidade de realização.

12 comentários:

Sara MM disse...

Tenho de ver esse filme! Sem dúvida! obrigada por lembrares!
BJs
PS- e merci pela visita e palavras lá pelos meus lados :oD

Hugo Brito disse...

O final de "El Rastro de tu sangre en la nieve" mostra como tudo na vida é muito frágil - cuidado com ramos de rosa que parecem falsos, é que os espinhos são sempre verdadeiros e não se deve duvidar disso.

Só para aguçar o apetite:)

armando s. sousa disse...

Gosto do cinema europeu e particularmente de Emir Kusturica.Bom ver se arranjo tempo para ir ver este filme.
Um abraço.

Pedro Estácio disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pedro Estácio disse...

Como gosto do cinema Europeu, vou tentar encontrar o filme para ver...

Activaste o meu apetite cinéfilo!.. :) :)

PS: Se quiseres dicas de como chegar a Cabril, é só pedir ...
É um dia garantido de uns bons banhos de rio entre outras actividades fluviais :)!

Anónimo disse...

Obrigado pela sugestão. Um filme a ver...

Miguel de Terceleiros disse...

Estive lá por fases como sabes. outro jantar em tua casa para acabara de o ver?!

noasfalto disse...

Vindo de quem vem só pode ser um grande filme.

A tua descrição deixa-me com muita "água na boca"

Freddy disse...

Ainda n vi mas sou um huge fã do Kusturica. Depois da excelência do "Underground", a obra-prima do "Gato Preto, Gato Branco".

"Zareeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee..." - Yássamara, Pitbull Terrier!!!

Aquele abraço da Zona Franca e escreve!!!

kiko disse...

Sara: A não perder, sem dúvida! bjs

Hugo: Assim, acabas com o stock do livro em três tempos! Abraço :D:D

Armando: Arranja um tempito que não te arrependes! Abraço

Pedro: Fica o registo, quando lá for, terás de me aturar... e olha que tenho muito mau sentido de orientação!! :D Abraço

Galecius: A ver... apesar do Metal não fazer parte da banda sonora :D:D Abraço

André: A análise não tem qualquer fundamento, apenas o da visualização de um acto repetido! Abraço

Miguel: Muito bem, será... mas desta vez sem massa com chouriço e sarchichas... ainda o tenho aqui às voltas... Mas estava muito bom, sem dúvida! :D:D Abraço

Noasfalto: Também não é para tanto... água na boca... seria com outro... de culinária, por exemplo... ou não! :D:D Abraço

Freddy: Sim é verdade que o tipo já deu provas de grandiosidade! :D:D Escreverei, sem dúvida! Abraço

Sukie disse...

Adorei esse filme... Ficou cravado no meu coração também pelas muitas circunstâncias. Mas o meu preferido de Emir Kusturica é "O tempo dos ciganos": ATENÇÃO! É divertido também, mas mais forte, mexe mais com os sentimentos, pelo menos é a minha opinião...Bons filmes!

kiko disse...

moonj_rita: Ainda não o vi, será o próximo!