9.02.2005

Britain's finest treasure

Em terras de sua majestade, quais jóias, qual quê!? Valioso, é o Domesday Book, considerado, pelos súbditos, como o mais valioso tesouro dos britânicos.

O Domesday Book foi uma inquirição geral das propriedades existentes em Inglaterra, mandada fazer, em 1086, por Guilherme, o Conquistador, vinte anos após a conquista do território. De facto, existem dois Domesday Books, designados pelo Grande e Pequeno Domesday, devido à sua diferença de tamanho.

Poderíamos traduzir "Domesday" por Dia do Julgamento Final. Esta designação terá surgido devido ao facto desta ser a derradeira prova da posse legal da terra, pelo que em séculos posteriores, ele será profusamente utilizado em tribunal, com esse propósito. Não é um censo da população, uma vez que os nomes que lá estão incluídos, são apenas de proprietários de terras.

Se alguém quiseres encontrar um antepassado Normando, pelo tipo de letra e pela dificuldade no manuseamento, será melhor consultar A J Camp in My Ancestors came with the Conqueror (Society of Genealogists, 1990).

Transcrição: Edric de Laxfield detêm Dunwich no tempo do rei Eduardo [antes de 1066], como um feudo; agora Robert Malet é o seu dono. Anteriormente [existiam] 2 carucates de terra [1 carucate equivale a 120 acres], [mas] agora 1; o mar levou o outro. Sempre arado pelo senhor. Anteriormente 12 rossadores [lavradores], agora 2 e 24 franceses [colonos franceses que eram homens livres] com 40 acres de terra, e eles pagam todos os impostos neste feudo. Anteriormente 120 burgueses [detentores de terra ou casa], agora 236; e 180 mendigos. Anteriormente uma igreja, agora 3 e pagam 4£ e 10 shillings. No total, o valor é de 50£ e 60,000 arenques como presente. No tempo do rei Eduardo, pagava 10£. Também Robert de Vaux detém um acre de terra, com o valor de 8 pence. E Norman detém 1 acre, com o valor de 2 shillings e 8 pence e Godric 1 acre, com o valor de 8 pence, e ele herdou isto de Robert Malet. Gilbert Blunt detém 80 homens que eram do mesmo Robert e paga 4£ e 8,000 arenques.



8 comentários:

Hugo Brito disse...

Portanto o Doomsady Book está guardado na Torre, no piso acima das jóias da coroa?

kiko disse...

Hugo: Sim, mesmo por cima, mas tens de virar à direita! Faz atenção aos corvos, ahh!

noasfalto disse...

Ainda bem qua alguém descobre estas preciosidades.
Continua,

Abraço

kiko disse...

Se alguém souber a tradução de carucate, diga!

Hugo Brito disse...

caracute: face(EN)querida

desculpa:D :D :D

É fim de semana:) e tu és tens uma caracute:D

Miguel de Terceleiros disse...

Duas coisas passam pela minha cabeça:
As aulas de SEPEM e os Monthy Python (o Sketch do Arenque)!

Como raio é te foste lembrar de pôr isto no blog?!

abraço

kiko disse...

Hugo: Carucate, não caracute! Abraço :D:D

Terceleiros: National Archive de Londres... está tudo lá! Abraço

hmscroius disse...

quanto não vale ser um rato de biblioteca ...