9.07.2005

Do Amor e outros Demónios

A lápide saltou em pedaços à primeira pancada do alvião e uma cabeleira viva, de uma intensa cor de cobre, espalhou-se pela cripta. Estendida no chão, a esplêndida cabeleira media vinte e dois metros e onze centímetros.

É o mote do excepcional livro de GG Márquez, publicado pela primeira vez em 1994 com o título Del Amor y otros Demonios.

Desenrola-se à volta de um amor impossível entre Delaura, clérigo da confiança do Bispo de Cartagena das Índias e Sierva María, uma pequena mestiça possuída pelo demo...

É uma empolgante história de amor. Do inquieto fulgor raivoso inicial, vão-se configurando sentimentos límpidos entre duas personagens puras, cujo único erro foi viverem no tempo errado... o tempo dos homens cegos! Cegos para o amor, para a verdade e para a pureza de sentimentos de um ardente Delaura e de uma inocente Sierva, esquecidos por todos... pelos homens, pelos deuses e por todos os outros demónios...

10 comentários:

Poor disse...

esses motes funcionam bem, não é?:)

Anónimo disse...

Mais uma excelente sugestão!

Sukie disse...

Muito bom. E é do meu autor preferido. Eu acabei ontem à noite de ler o "Equador" de Miguel Sousa Tavares. Uma vez que o absorvi completamente (não é daqueles livros que faça perder o interesse no 2º capítulo) posso dizer que adorei. Mas atenção, o final é triste e a partir do meio já sentimos uma revolta contra o sistema de então, e o pior é sabermos que tudo aquilo é mais ou menos verídico. Aconselho. Beijo

noasfalto disse...

Sem dúvida um tema de referência de um autor de excelência (para mim, claro).

De GGMarquez falta-me a história das suas putas tristes.

Mas mal acabe o pêndulo de focault - leitura de verão que se prolonga pelo Outono - não escapa.

Abraço

lilla mig disse...

Li há pouco tempo e gostei muito!

armando s. sousa disse...

Tenho o livro em stand bye. Acho que vai ser este fim de semana que o vou ler.
Um abraço e bom fim de semana.

PR disse...

epa.
gosto do teu blog.

Freddy disse...

Manda mais motes então q me parecem boas sugestões.
N tivesse eu tanto tempo tomado pelos blogs (!!!) e teria mais tempo para aproveitar estas sugestões...

Abraço grande e a Zona Franca is back... The bar is open!!!

Hugo Brito disse...

O que o amor faz aos demónios, amam-nos tanto que nos possuem.

kiko disse...

Amie: Se funcionam... são o mote para um bela história intemporal! Bj

Galecius: Mais uma!? Qual a outra!?!? Preverso!!!!! :D:D Abraço

Monj_rita: O que interessa é viajarmos através das palavras, para o mundo de lá! Beijo

Noasfalto: As memórias de minhas putas tristes é um bom livro, porém, quanto a mim, deve ser precedido por O Amor em Tempos de Cólera, para se perceber o sentido de continuidade entre obras! Abraço

Micróbio: Exactamente :D

Lilla mig: do melhor, sem dúvida! Bj

Armando: Não o percas no meio da papelada, é um daqueles... Abraço

Ernesto: Epá!! Que fixe!!! :D Abraço

Freddy: Gandas Férias!!!!!!! Bem vindo a bordo! :D:D Abraço

Hugo: Venha o padre exorcista! :D Abraço