10.10.2005

Oooooolááááá´, mais uma vez apanhados... de calças na mão!

" Quando se bebe uma bebida alcoólica a sensação de frio na face, nas mãos, na pele, diminui ou desaparece mesmo, sendo substituída por um certo rubor, o que leva a afirmar que “o álcool aquece”. No entanto, o que acontece na verdade é uma deslocação de sangue, do interior do organismo para a superfície do corpo, por ter ocorrido uma dilatação passiva dos vasos sanguíneos cutâneos. Isto acabará por causar ma considerável perda de calor por irradiação.Bebendo álcool “para aquecer num dia de frio”, o que na realidade se dá é um aumento da temperatura cutânea (por passar a haver maior circulação de sangue) e simultaneamente, os órgãos no interior do organismo (onde era essencial haver calor) perdem calor, arrefecidos, por um sangue que volta para o interior, mais frio.Conclusão: O álcool não aquece o organismo, mas, pelo contrário, provoca-lhe perda de calor.

in Mello, M.L. et al, “Manual de Alcoologia para o Clínico Geral”, Delagrange, Coimbra, 1988.

E cá está, sempre que, ainda que por momentos, pensamos ter fincado as unhas numa pequena fatia desta vida, pensamos ser senhores de algo, inchados pela recompensa da clarividência auto-adquirida, eis que...... REBOOT, não é nada disso, apaga e começa outra vez ao mesmo tempo que sentimos a tensão dos cordéis sob o esticão Do Marionetista.
O alcoól não aquece.... m**da!!!

14 comentários:

Sukie disse...

Descoberta surpreendente. Mas há sempre o factor psicológico: se a pessoa pensa que tá mesmo a aquecer, ás tantas aquece mesmo ;)

hmscroius disse...

Já se sabia disso, aliás, quem frequenta regulamente o programa de desintoxicação leva logo com essa na cara, pr'aquecer!
O meu avô contava que lá na terra (como se eu fosse transmontano) havia um homem que manhã bem cedo pedia dois bagaços no Café de Cima: um deitava-os nos socos, o outro bebia-o. Inquirido acerca deste estranho ritual, o homem respondia sempre: "o que aquece por dentro, aquece por fora". A vox populi já não é o que era...

Hugo Brito disse...

Ai não, tu é que acreditas nos médicos e esse é o teu problema. Olha, ainda ontem bebi dois canecos e conheci uma rapariga cordial:D

P.S. Podia ter acontecido:D :D

noasfalto disse...

Se viesses mais cedo chamar-te-ia estraga prazeres. Mas já tinha conhecimentos dessa explicação mais ou menos científica.

Abr

Cavaleiro que diz Ni. disse...

-Pois Brito, o alcoól não aquece, mas a cordialidade.... ui!!!
-Achei giro Tarmaquiano... ;)

Poor disse...

m**da!
e o chá? aquece?

Miguel de Terceleiros disse...

é por isso que saio sempre com um cobertor.
abraço

armando s. sousa disse...

O alcoól aquece se não for em quantidades excessivas. Exemplo paradigmático disso, é as forças de socorro a alpinistas,incluindo os cães Sao Bernardo,num tambor junto á coleira, terem sempre uma pequena poção de uma bebida tipo "bagaço" para servir imediatamente quando resgatam algum alpinista ou esquiador.
Um abraço.

Anónimo disse...

hum... e agora sô dótôr?
que faço éu?

já sei... vou a correr, toda encasacada. Quando chegar ao piolho digo:

- Ui que calor... dê-me um copinho pa arrefecer!

Boa?

Cavaleiro que diz Ni. disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Cavaleiro que diz Ni. disse...

Sem gelo de preferencia... ;)

Periférico disse...

Isto é o que eu chamo um artigo de verdadeiro serviço público! Pela minha parte muito obrigado, pelos vistos andava iludido ;-)!

Beijos

noasfalto disse...

Ué? Onde paras?

Freddy disse...

Deixa-te disso e vamos mas é para os copos...E n tentes explicar o inexplicável...

Abraço da Zona Franca