12.21.2005

O Amor

Definir o amor, não é fácil: é pessoal e intransmissível.

Tudo o que é escrito, é redutor. Apenas simplifica o seu verdadeiro significado - algo sem chama - mesmo que nos faça corar ou lacrimejar, há medida que os olhos vão absorvendo os elos da mensagem.

Formalmente, a palavra Amor, tem vários significados, dos quais destacamos:

sentimento que predispõe a desejar o bem de alguém; sentimento de afecto ou extrema dedicação; apego; sentimento que nos impele para o objecto dos nossos desejos; atracção; paixão; inclinação; relação amorosa; aventura; adoração; veneração; sensação semelhante à provocada por droga; estado de embriaguez; prazer total; felicidade na presença do enamorado e tristeza na sua ausência...

- Bom, o que é então o amor!?

Será esse sentido de obsessão, essa dedicação cega pelo outro, compreensão total, paixão desenfreada, um charrito de vez em quando!?

- O que raio é o amor!?

Não sei.

Reduzir a palavra a todas aquelas significâncias de compreensão, respeito, carinho, é reduzí-la aos seus sinónimos, algo que é parcial e não completo.

Porém, definí-la como uma dor que aperta o coração e deixa marcas eternas é dizer que, quando se ama, esse sentimento é irrepetível.

- Então o amor será o quê, precisamente?
Talvez um contentamento descontente que só se sente no final da vida, uma espécie de infusão final que nos dá alento para enfrentar a morte... Então a palavra é para a vida ou para a morte, e que dizer dos que nem sequer pensam nisso, nunca amaram!?

Parece acertado pensarmos se amamos ou não quando no leito final, mas o que podemos fazer, aí, para remediar isso!? Nada, apenas constatar... Será o Amor tão malévolo que apenas o podemos consentir e nunca o concertar!?

Perguntas e mais perguntas fazem pensar no sentido da vida, mais do que no sentido do Amor, afinal, pelas várias significações, ela não é mais do que um sinónimo de vida, de impulso vital, quando constatado, quando sentido, quando diferenciado, quando inspirado, quando definido por dicionários, poemas, romances, frases, palavras...

Amor é Amor, sem significado simplista nem consciência de sentimento, é impulso biológico, impulso de luz, tal como a vida, é o sentimento na sua pureza natural, na sua essência mais espiritual, na sua faceta mais inocente e verdadeira.

10 comentários:

Sukie disse...

Se for o amor dos poetas, na minha opinião é utópico e não existe. No entanto o amor existe com certeza, existe nas suas mais variadas formas e cada um o sente da sua maneira única. E lá está: só no fim da vida, quando fizer o balanço vou poder dizer se se o que é o amor, se amei ou não...

Freddy disse...

Amor é dar ao outro n o q ele quer mas sim o q precisa... Q tal?

Abraço da Zona Franca

PS - Sempre nos conhecemos amanha?

Hugo Brito disse...

|que me importa o amor se amo|

kiko disse...

Gaja: ;)

Moon: Parece-me mt bem, esse balanço final, antes do ultimo suspiro, mas e resolver a possibilidade de falta de amor, como fica!?

Freddy: Parece-me justo! Quanto ao encontro, tenho uma jantarada de natal... se ficarem até mais tarde, ainda pode ser que dê um saltito por lá! Abraço

Hugo: Não importa nada, apenas é refrescante! :D

CS disse...

Sim senhor! Não te conheço há muito tempo mas vejo que te ocupas de assuntos importantes... e irresolúveis.

Agora a sério: não sei definir amor. Vejo o amor como uma possibilidade e uma vulnerabilidade; o amor é deixarmo-nos levar por alguém... e tão depressa estamos em estado de graça como na mais profunda desolação.

By the way... eu devo ser muito cota mas lembro-me de uns cromos com dois bonequinhos cor-de-rosa que tinham o título "Amor é...". Alguém sabe do que estou a falar?

carlos alberto disse...

O que a idade faz...

Hugo Brito disse...

eu lembro-me desses cromos, mas eram mais vulgares nas caixas de fósforos:D

"Amor é: levar-lhe as compras do supermercado" :D:D:D

armando s. sousa disse...

Amigo Quiosk,

Passo para te desejar um Santo e Feliz Natal, extensível a todos aqueles que te são queridos.

Obrigado, por este ano de companhia blogosférica.

Um grande abraço.

1entre1000's disse...

"Amor é Amor, sem significado simplista nem consciência de sentimento, é impulso biológico, impulso de luz, tal como a vida, é o sentimento na sua pureza natural, na sua essência mais espiritual, na sua faceta mais inocente e verdadeira." Este paragrafo parece-me bem... mais palavras para q?
BOM NATAL!

Miguel de Terceleiros disse...

Caro amigo, acho que ainda não fui atingido por esse fogo mas de uma coisa tenho a certeza, a ti Amo-te!