5.04.2006

Novas do passado

Em pleno século XVI, Antonio de Mendoza, nomeado 1º vice-rei da Nova Espanha (1535-1550), envia para a corte de Carlos V uma descrição da história e sociedade dos povos nativos do México, designado por Codex Mendoza (c. 1541).

Este documento ilustrado, guardado na Bodleian Library em Oxford, traça os usos e costumes dos Aztecas desde o estabelecimento de Tenochtitlan, c. 1325, até às conquistas bárbaras de Córtez (1519-21), passando pela formação da Tripla Aliança Azteca.

Combinando grafismo autóctone com escrita latina, foi elaborado por nativos sob a direcção de anónimos frades, com o aval do bispo do México - Juan de Zumárraga. Relata aspectos quotidianos da sociedade mexicana, incluindo dados políticos, militares, etnográficos, dando uma imagem global do dia-a-dia dos indígenas.

Dividido em três partes, o manuscrito é considerada a pedra de roseta da civilização Azteca.

4 comentários:

Periférico disse...

O que se aprende por aqui! Muito interessante! Não há dúvida que os codex's estão na moda!;-)

Um abraço

CS disse...

Eu fui lá, eu tive lá!!! Ohhhhhh, saudades do tempo de férias cosmopolitas. Bigada por me transportares, ehehehehe!

Sukie disse...

Andas atolado de trabalho não é? E queres transmiti-lo aos amigos. Eu percebi ;)

teresa.com disse...

pois... aprendemos sempre qualquer coisa aqui!