5.17.2005

Grito de protesto!

Em conversa com alguém de uma cidade maior [só na dimensão], fiquei a saber que a visão da diferença espacial é mais restrita quanto maior é uma urbe!


Estranho, pois pensava que era precisamente o contrário...


Se os habitantes Da cidade vêem as outras como província, nós, os habitantes dessas outras, vemos os espaços urbanos e rurais, como paralelos, de menor dimensão é certo, mas com um passado interessante e importante quando falamos de um país tão pequeno como é o nosso!


Revoltei-me com tal conceito mesquinho de realidade... Se vivemos em determinado sítio não podemos esquecer que fazemos parte de um grupo com certa unidade, ainda que abstracta e cada vez mais inconsistente [no mundo global e normalizado em que vivemos]!


Vislumbrámos a realidade de forma mais abrangente e dinâmica, nas suas formas e contextos.


Já outros, detentores de um conhecimento estranhamente limitado, pensando deter a verdade, transformam o seu espaço numa gruta, apertada, onde nenhum outro conhecimento pode entrar...


Protesto, pois, contra todos os que não querem ver a diferença...

5 comentários:

kiko disse...

Gaja boa: pois...!

Anónimo disse...

a provincia é tão boa... as linhas feericas do pequeno e do simples deixam nos extasiados, a provincia não é considerada de mais pequena sem razão... os níveis de poluição são mais pequenos, o nível de ruido é mais pequeno, os numeros relativos ao crime são mais pequenos, e sendo masi pequena é masi facilmente compreendida, melhor apreciada,´e é semduvida mais bela. quando vou para a provincia de onde vim, esqueço me desta outonal monotonia a k a cidade m prende, encho me de uma outra luz que não abrange apenas o magenta e os varios tons de cinzento!!
Viva o mais pequeno, qur na verdade não é mais pequeno... É muito maior...mesmo mto maior

kiko disse...

Samuu: Apesar das virtudes do cesto de maçãs, sem dúvida que a peça, aquela rosadinha e saborosa é mais natural e por isso mais apreciada!

Anónimo disse...

mas o k seria das maças sem a árvore???

kiko disse...

Sammu: e das árvores sem a terra, e da terra sem húmos e deste sem a desgraça animal... Quer dizer, é uma bola de neve, porém, a lucidez mental para perceber que fazemos parte de um sistema que diverge consoante o grupo social em que te encaixas, parece ser apanágio de quem compreende a diferença e não de quem apenas vê até onde as suas palas o deixam ver!